quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vamos construir uma casa?


“O mundo é tão interessante. Há tanta coisa que eu gostaria de aprender. Mas não tenho tempo. Tenho muitas lições de casa para fazer…”
Defensor do pensamento de que todas as crianças tem naturalmente o desejo de aprender para se virar no mundo, o pedagogo Rubem Alves propõe um currículo pedagógico que tem como objeto o primeiro entorno da criança: a sua casa. Ele confirmou  sua ideia ao ouvir falar sobre uma escola localizada nas ilhas Faroe, onde as crianças aprendem tudo o que devem aprender construindo uma casa viking.
Nesse livro ele aborda alguns dos conteúdos que aprendemos na escola fazendo conexões com a construção de uma casa. É fininho e obviamente não ensina tudo o que a sua cria precisa saber. Mas dá uma ideia de como o aprendizado pode ser mais divertido se for contextualizado. Descobrir o mundo é algo maravilhoso para uma criança. O crime é transformarmos esse  fenômeno num processo chato e mecânico. Citando o psicólogo norte-americano Brunno Bettelheim, “na escola, os professores tentavam me ensinar as coisas que eles queriam ensinar, do jeito como eles queriam ensinar, mas que eu não queria aprender.”
Depois de lê-lo fiquei com muita vontade de  construir uma casa para ensinar as coisinhas para a Maya. É um sonho um tanto quanto utópico para quem não tem noção alguma de engenharia. Mas sonhar, pelo menos por enquanto, ainda é de graça. Quem sabe?
Dá uma espiadinha no sumário:

Nenhum comentário:

Postar um comentário