quinta-feira, 15 de maio de 2014

ABASTECENDO A CRIA! - Gororoba de Banana Verde


A biomassa de banana verde é um creme espesso 100% natural que pode ser preparado em casa. Como não dá gosto nenhum (nenhunzinho mesmo!!), ela serve como coringa na cozinha substituindo os nada saudáveis espessantes (leite condensado, creme de leite, maionese) tanto nas receitas doces (bolos, vitaminas, biscoitos) como nas salgadas (pães, molhos, patês).

Ela costuma ser apresentada em sites de dieta pela sensação de saciedade que provoca, e por ser obviamente menos calórica do que as outras opções utilizados para dar aquela textura cremosa às receitas. Mas os benefícios dessa gororobinha vão muito além do simples auxílio ao emagrecimento:

- É considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.

- É utilizada, no instestino, por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.

- Auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.

- É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.

-Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico. 

- Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.

- Reduz a absorção de gordura e glicose da dieta.

- É fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.

Mão na Massa

Ingredientes
 - 10 bananas nanicas bem verdes
 - 200 ml de água mineral
Modo de preparo
- Corte as bananas nanicas pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
- Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão de 7 litros. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico).
- Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção.
- Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
- Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar.
- Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral suficiente para deixar virar um creme.
- Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na vasilha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos).
 – Cuidado para não queimar o liquidificador: como é uma massa pesada, a dica é colocar junto com 5 bananas no liquidificador pelo menos 100ml de água mineral.
– Colocar para congelar em porções suficientes para acrescentar nas preparações. Para descongelar, utilizar um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando.
Ao sair do liquidificador, ela vai ficar mais ou menos assim:


Não se deixe enganar pela aparência esquisita. Como falei no começo do post, ela realmente não dá gosto. Pode acreditar. Desde que a descobri, passei a utilizá-la constantemente em receitas doces e salgadas que serão futuramente colocadas aqui. Posso garantir que a sua cria nem vai perceber a diferença se você não contar. É uma alternativa muito, muito boa mesmo aos espessantes comuns. E eu acho que substituições saudáveis são sempre bem vindas na dieta dos nossos pequenos. 

Vi aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário