quinta-feira, 8 de maio de 2014

Suco de Caixinha - Agite-se Antes de Beber

Fácil de transportar, o suco de caixinha parece uma excelente opção de lanche para abastecer a cria. É só agitar, tirar o canudo do saquinho, furar a caixinha com ele, e pronto! O seu filho está hidratado e alimentado com um suco super saudável, certo?

Errado. Para começar, não é suco, é néctar. E também não é tão saudável assim. Ao contrário do suco, que é feito praticamente só de fruta, o néctar apresenta apenas uma parcela de fruta misturada com açúcar e aditivos químicos como corantes e antioxidantes.

Uma pesquisa divulgada pelo IDEC em fevereiro deste ano verificou que na verdade nossos filhos estão consumindo é muito açúcar e pouca fruta. Das amostras analisadas, 32% contém um percentual de fruta inferior ao mínimo que é exigido por lei, como mostra a tabela a seguir:


Quanto ao teor de açúcar, é triste dizer: a legislação brasileira não obriga os fabricantes a declararem essa informação na tabela nutricional nem estabelece parâmetro para sua avaliação. A pesquisa usou como referência um semáforo nutricional que é utilizado no Reino Unido em que os produtos são classificados em vermelho (12,5g ou mais para cada 100ml), amarelo (entre 5,1g e 12,4g para cada 100ml) e verde (5g ou menos para cada 100ml). A maior parte (67%) dos produtos analisados recebeu a cor amarela. Não foi o caso do Activia e do Dell Vale, que se encontram em situação ainda pior: sinal vermelho para eles!

Um estudo mais antigo, divulgado pela ANVISA em 2010, já havia concluído que o teor de açúcar presente nesses “suquinhos” é em média maior do que o encontrado nos refrigerantes. No guaraná, por exemplo, o maior índice registrado foi de 11,3g para cada 100ml.

Após a pesquisa mais recente, o IDEC lançou uma campanha chamada AGITE-SE ANTES DE BEBER e divulgou um vídeo que mostra a reação de crianças de 6 a 12 anos ao lerem os rótulos das bebidas que consomem:


Agora é com você. Posso até sugerir que você substitua o néctar industrializado pelo suco natural ou pela própria fruta, mas a escolha vai ser sempre sua. E o meu objetivo não é dizer o que deve ou não fazer parte da alimentação da sua cria, mas trazer informações que lhe permitam fazer escolhas conscientes. Se você não quiser abolir o suco de caixinha da dieta do seu filho, tudo bem. Mas é bom estabelecer restrições ao seu consumo. As mesmas que você destina, por exemplo, ao refrigerante. A verdade é que somos livres para optar pela praticidade, mas precisamos saber o preço que pagamos por ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário