sábado, 26 de julho de 2014

Os Meus Velhinhos

Esse blog é sobre maternidade e coisas afins. Mas como antes de ser mãe, eu fui neta e bisneta, peço licença hoje para homenagear também os jovens velhinhos que fazem parte da minha vida, aproveitando para parabenizar a todos os vovôs e vovós. Lá vai:

A VOVÓ ATIVIDADE
Não conheço velhinha mais sagaz! Não sei de onde vem tanta energia. Às vezes eu fico cansada só de imaginar as coisas que você é capaz de fazer num único dia. Fico me perguntando se algum dia você será capaz de se deixar cuidar por alguém. Com seu jeitinho “venha chegue colabore com a casa” onde “colaborar com a casa” significa comer as coisas gostosas que você faz com tanto carinho, essa mulher parece ter nascido com o dom de servir. Qualquer prazer te diverte e todo sacrifício que você puder fazer será pouco se for pra deixar alguém feliz. O amor que você tem transborda e se espalha. Admiro muito você, vózinha. E se às vezes eu brigo com você por causa da Maya, é porque quero que ela aprenda a seguir o seu exemplo, em vez de se aproveitar da sua bondade, que ela saiba servir também aos outros, e não apenas ser servida. 

O VOVÔ RESPONSA
A integridade e o caráter personificados. Nem a política foi capaz de corromper você, vôzinho. Um homem cuja fé em Deus sempre se traduziu em gestos e atitudes muito mais do que em palavras. O exemplo vivo de como um homem deve tratar uma mulher. O marido mais paciente da face da terra. Acho engraçado que a minha vó tenha te apelidado de Jô. Deve ter sido uma comparação inconsciente com Jó. O que mais me impressiona em você é o fato de que nunca, na minha vida inteirinha, te vi desmoronar. Foram várias as provações que apareceram na sua vida, mas diante de todas elas você se manteve inabalável em sua fé. Não como alguém que usa a fé pra justificar o conformismo e a passividade diante dos acontecimentos, mas como aquele cara que chama a responsabilidade para si, faz o que tem que ser feito e assume o controle da situação com a serenidade de quem sabe que na verdade é alguém maior que ele que está no comando. Espero um dia ter essa intimidade toda que você tem com o Pai.


A VOVÓ NATUREBA
Ahhh, dona Quequeu! A senhora não é fácil! É engraçado como alguém que entende tanto de folha pode ser tão pouco zen como você. Sempre preocupada com tudo e com todos. Acho linda a forma como você cuida das pessoas. E assim era desde que me conheço por gente. Carinhosa, zelosa, exagerada. Cuidou do marido a vida toda, até o dia em que ele foi para a vida eterna. Deu tudo que tudo o que tinha dentro de si para ele, que teve a vida tão longa quanto seus cuidados puderam permitir. Confesso que foi só depois de grande que passei a dar valor na sua sabedoria de curandeira. Hoje sou grata por poder usufruir das sementes de amor e respeito à natureza que você planta em mim. Obrigada, vó!

O VOVÔ BOA-PRAÇA QUE VIROU UMA ESTRELINHA NO CÉU
Até hoje sinto sua falta, vô. Fico imaginando como você e a Maya seriam apaixonados um pelo outro e como ela ia ficar besta com as suas brincadeiras e maluquices. O que me conforta é a certeza de que vocês se encontrão daqui a uns bons anos, que passarão como segundos na Eternidade em que você está vivendo. Poxa, vô... eu queria ter te dito tanta coisa. Eu já te amava muito quando você se foi, mas precisei crescer e amadurecer pra compreender o tamanho do homem que você foi. Um guerreiro que lutou a vida toda, mas nunca deixou transparecer as dificuldades que enfrentou. Você as driblava com sorrisos e músicas engraçadas. Te amo, muito, seu Jessé! Escrevo na certeza de que mesmo que não possa ler essas palavras, você pode ler o meu coração de onde quer que esteja. 

A VOVÓ EMPRESTADA
Sua sinceridade me encantou desde o primeiro momento, vó Alice. Sua língua sem papas simplesmente me deixou apaixonada. Eu sei que a vida nunca foi fácil pra você, mas a senhora tratou de dar uma rasteira nela e conseguiu formar suas quatro filhas sem perder o bem maior que o ser humano pode ter: a simplicidade. Cada dia mais me convenço de que a verdadeira felicidade está muito mais na vida simples que você sabe levar do que na praticidade corrida aqui da capital. Sou muito grata por ter encontrado seu neto nos caminhos da vida e por ele ter me emprestado você. Viúva mais formosa de Formosa inteira, você já chorou o luto de três maridos e tenho certeza que choraria a perda do quarto tranquilamente se ele quisesse se arriscar. Com todo respeito ao vô do Ed, sei que foi o “axé da Bahia” que mais fez chacoalhar o seu coração, e espero poder te trazer pra cá em breve pra relembrar os velhos tempos. Um beijo cheio de dendê pra você.


A VOVÓ TIA
Não é vó. Mas forma uma duplinha dinâmica com a Vovó Atividade há tanto tempo, que é como se fosse. Para mim é como se você tivesse se cercado de uma muralha grande e resistente na tentativa de não deixar ninguém entrar. Mas quem consegue driblar a segurança, encontra o coração aberto e aconchegante de uma mulher disposta a fazer tudo para ajudar. Os animais sempre souberam, melhor que as pessoas, arrumar um jeitinho de chegar lá, mas acho que posso me considerar incluída no seleto grupo de seres humanos que encontraram o caminho das pedras. Obrigada, tia, pela ajuda na hora mais "precisante" e por estar sempre colorindo as nossas vidas com a sua arte.


A VOVÓ DO CORAÇÃO
“Deixei de ser branca pra ser franca” é o que você costuma dizer. E você adora exercitar a sua franqueza pelos quatro cantos do mundo. Quando você morrer, Duinha, vai ser um caixão pra você e outro pra sua língua, você sabe. E esse seu jeito maluco e engraçado invadiu nossa família com tanta força que você se tornou parte essencial da gente. Obrigada por todo amor que você nos dedicou. Só alguém muito especial conseguiria cuidar de tantas pessoas melhor do que elas mesmas. Amamos você!

A VOVÓ NENÉM
No auge dos seus 104 anos você continua florescendo a cada dia. E não tem como falar de você sem falar da sua história, uma vida inteira dedicada a acolher, ajudar e amar pessoas. Mas embora seja lindo o seu passado, é no presente que a sua vida está feita agora. No momento em que finalmente se descobre que não importam os anos, mas a magia contida em cada dia que se levanta. Que você viva mais uma eternidade inteira, Bisa. Mais que essa eternidade seja feita de “hojes” vividos intensamente. Que eu e a minha filha possamos partilhar desses seus “hojes” com você e aprender, com a sua voz mansa e o seu sorriso doce, que é no efêmero que mora o eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário