sexta-feira, 15 de agosto de 2014

21:21

Na era da informação que surge na velocidade da luz não há como saber que tipo de conhecimento será efetivamente útil para os nossos filhos daqui a 10, 15 ou 20 anos. Por isso acho que não faz sentido continuar insistindo no conteúdo limitado estabelecido por uma legislação obsoleta. O caminho, penso eu, é mudar o foco do QUE aprender para COMO aprender. Desenvolvendo livremente as habilidades de investigar, refletir e questionar, eles serão capazes de descobrir o que e quando quiserem ou precisarem. E permitindo-me contrariar o que o Dr. Kirpal Singh diz no vídeo abaixo, não penso que isso signifique educar para o futuro. É do presente que falamos quando proporcionamos liberdade e autonomia às crianças em seu processo de aprendizagem. Mas concordo que um presente bem vivido, traz naturalmente um futuro melhor.

A seguir, o documentário 21:21, citado acima. Filmado em 9 países diferentes, ele destaca a necessidade urgente de alinhamento dos nossos métodos de aprendizado com o século 21. Foca excessivamente em tecnologia, na minha humilde opinião de teórica-da-conspiração-apavorada-com-a-ideia-de-máquinas-dominando-o-mundo. Mas de qualquer forma, acho que mostra uma perspectiva interessante sobre a participação ativa da cria na própria educação. Olha aí:


Nenhum comentário:

Postar um comentário