domingo, 1 de junho de 2014

Quem é Maya?



Esse texto foi uma resposta à pergunta "Quem é a minha filha?" passada como "dever de casa" para mim pela primeira professora da Maya. Escrevê-lo me fez perceber o quanto é difícil definir essas criaturinhas que Deus coloca na vida da gente.

A minha filha é uma morena linda chamada Maya. Ela tem o sorriso mais doce, e os seus olhos são dois buracos negros onde eu me perco todos os dias. Se amarra em dançar, nadar e brincar - sobretudo com coisas "não-brincáveis". Uma criança carinhosa e cheia de energia. Ela flui.

Calanga do cerrado, Maya nasceu em Brasília - DF no dia 18/08/2011. Chegou nadando num parto ativo domiciliar. Eu não sei onde ela estava antes de ser minha nem como era o seu mundinho. Não sei se tinha gosto de chocolate ou de tutti frutti. Mas lembro que quando ela veio de lá tinha um cheirinho de Deus. Era doce e suave, e eu tive certeza que ela era um pedacinho dEle que chegava pra mim. Tão pura, um bebê novinho em folha. Me olhava com duas jabuticabinhas assustadas a cada nova sensação.

Hoje são outros os olhos que olham pra mim. Olhinhos cheios de curiosidade de quem mesmo sem entender muita coisa já começa a formar uma percepção própria do mundo. E é aí que eu fico dividida: entre a vontade de fazer o tempo parar e a felicidade de ver essa morena linda descobrindo a vida; entre a saudade da Maya que se vai a cada descoberta e a ânsia de mostrar toda beleza que há nesse mundo praquela que tornou mais belo cada pedacinho do meu.

É filha... tentei aqui falar um pouco sobre como eu percebo você e o que você significa pra mim. Mas isso não é nem de longe quem você é de verdade. Você é muito mais do que eu jamais poderia definir. Um ser-humanozinho cheio de possibilidades. Uma criaturinha esculpida detalhe por detalhe, célula por célula pelas mãos do Criador. Única e essencial. Você é amor! Não cabe em palavras, cabe certinho na minha vida.

E eu só tenho a te desejar o melhor do melhor. Que você viva e sinta a vida correndo na sua veia. Que ame a vida e as pessoas. Que nunca canse de aprender e nunca tenha medo de questionar o que você achar que está errado. Que apronte várias! Que suba no telhado e quebre coisas na minha mesinha de centro. Que nunca deixe de acreditar na força que você tem. E - por favor, menininha - que você não cresça rápido demais. Te amo!


5 comentários: