sábado, 7 de junho de 2014

Dia Mundial do Parto em Casa: Falando um pouco sobre isso - Por Raissa Lauane


Ontem (06/06) foi o dia mundial do parto em casa. Vou compartilhar aqui um texto escrito pela minha amiga Raissa Lauane que traduz com perfeição o sentimento que guardo da experiência que tive em relação a isso:

Depois de viver uma das melhores experiências que já vivi, tenho escutado quase rotineiramente "Nossa você pariu em casa? Corajosa hein?"... Mas depois do que nós vivemos, eu, Benjamin, meu marido, minha mãe no aconchego do nosso lar com todo respeito do mundo, com profissionais maravilhosas que nos acompanharam durante toda a gravidez com consultas que não se resumiam em apenas "Ok! Bebê tá bem. Volte daqui a 1 mês" e sim com todo amor e carinho lidando com nossos medos e nos empoderando para viver uma experiência oferecida por Deus e que acontece de forma tão natural e tão simples... Vejo que eu não sou a corajosa da história... 

Pelo que eu andei estudando nesse período de gestação, não são nos Partos Domiciliares que estão os maiores índices de morte neonatal, o risco de intervenções maternas, episiotomia, parto operatório, hemorragias, infecções, nascimentos com prematuridade ou necessidade de ventilação assistida... então, eu que sou a corajosa? Eu admiro todas as mulheres que todos os dias sofrem violências obstétricas desnecessárias, acreditando que aquilo é o melhor para elas, que tem seu parto roubado e que se tornam apenas coadjuvantes de um momento que é tão importante na vida de uma mulher! Essas sim! São MUITO corajosas e vítimas do nosso sistema de saúde falido! Infelizmente a cultura cesarista do Brasil é muito evidente e está comprovada nas pesquisas recentes e o parto normal se tornou quase uma tortura com procedimentos traumáticos como episiotomias, fórceps e 'procedimentos adequados' para concluir o processo do parto...As pessoas não estão acostumadas com o parto natural com respeito, seja ele no hospital, em casa, na cachoeira em qualquer lugar. 

Parir infelizmente ainda é sinônimo de dor! Ah e falando de dor! Vamos falar sobre ela... Ela não é motivo para deixar se entregar... Sobre ela: Ela é forte, intensa, única! Provavelmente nunca ninguém sentirá dor igual.. Mas ela trás a vida e é TOTALMENTE suportável...A mulher foi feita para parir... para sentir e aprender a controlar o seu corpo em um momento de não controle! Complexo né? Mas é perfeito. A natureza é perfeita! Hoje eu posso dizer que foi a melhor dor que já senti na vida! Ela trouxe o meu amor maior e foi com ela que gritei todos os meus medos e angustias que estavam ali guardados por muito tempo! Foi muito mais psicológico do que fisiológico. Me transformei e aprendi a coisa mais simples da vida... respirar! Não só para parir, mas para viver! E, mais uma vez, se eu pudesse gritar ao mundo para que todas as mulheres experimentassem o que eu experimentei eu gritaria... Parir é transformador e por mais que soe estranho, é muito BOM parir... É bom sentir a força do seu corpo, a força da natureza, o não controle, a emoção de gerar e ver o quão nós somos fortes!

Enfim, muita gente ainda vai torcer o nariz, vai me chamar de maluca, de irresponsável, de corajosa... vai saber! Eu sinceramente, não ligo! Só espero que todas as mulheres do mundo passem pela experiência de parir como protagonistas do seu parto, seja no hospital, em casa, na cachoeira! Que elas tenham o poder de decidir a posição na hora do parto, que elas possam gritar sem repressão, que não sejam tratadas como débil mentais incapazes de saber o que fazer, que não sejam expostas ao ridículo, enfim que todas as mulheres do mundo possam parir em paz, naturalmente, com amor e principalmente muito respeito!

Assino embaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário