quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Deixe a sua comida ser o seu remédio e o seu remédio ser a sua comida.



"Que a tua comida seja teu alimento e que teu alimento seja tua medicina."
Hipocrates

Vi só recentemente o vídeo abaixo, publicado em 2013, que mostra uma retrospectiva alimentar feita por um sujeito obeso quando já parece ser tarde de mais - em pleno ataque do coração:


Confesso que tem algum defeitinho de fabricação na minha cabeça, algum parafusinho a menos que me impede de enxergar muito lá na frente. Por isso, embora ache que esse vídeo é de extrema importância para levar as pessoas a refletirem sobre seus hábitos alimentares, não posso falar que é no possível infarto futuro da Maya que penso quando escolho abastecê-la com combustíveis mais naturais.

É óbvio que o que a gente come influencia e muito no que a gente será amanhã, mas acho que alimentação saudável é um assunto que está mais relacionado ao presente do que ao futuro. É AGORA que estamos enchendo de lixo nossos corpos, nossos templos. É no café da manhã de HOJE que posso escolher nutrir bem os "soldadinhos" que vivem dentro de mim e que tanto se esforçam pra combater os invasores.

Eu tenho um pouco de birra com medicamentos químicos. Para falar a verdade nem lembro qual foi a ultima vez que tratei uma doença minha ou da minha filha com remédio de farmácia. Quando as viroses resolvem aparecer, a gente manda elas embora à base de surra de casca de abacaxi e vassourada de alho gengibre e mel. Mas toda mãe que é adepta da cura verde sabe que ela demanda muito mais paciência e persistência do que as soluções apresentadas pela indústria farmacêutica. Por isso o melhor é sempre prevenir e fazer da alimentação um escudo contra as mazelas.

Dá uma olhada nessa palestra do nutrólogo e cardiologista Jair Ribeiro sobre isso:



Muito bom, doutor Jair. Mas falar é sempre muito mais fácil do que fazer. Na prática a gente sabe que o buraco é um pouco mais embaixo. Alimentar-se melhor costuma custar um pouquinho mais de "papel" e dar um tantão mais de trabalho do que consumir o sódio-empacotadinho-bonitinho-arrumadinho-na-prateleira-do-mercado-só-esperando-você-colocar-no-carrinho. Por isso tenho consciência de que instituir uma alimentação mais saudável na vida da minha família é uma busca, um processo que ainda não chegou ao fim. Não há razão para ficar me culpando pelos deslizes alimentares que acontecem de vez em quando e muito menos me gabando de ser melhor do que as mães que oferecem refrigerante para a cria. O abastecimento da cria é sempre um capítulo complicado no livro da maternidade, escrito a partir das escolhas diárias que fazemos. É  questão de espanar a culpa para longe e procurar fazer melhor a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário